18-05-2011 10:31

Condomínio bem cuidado é patrimônio valorizado

 

Síndico diz que é compensador o custo-benefício dos investimentos em modernização e segurança.

Uma das tarefas do síndico: estímulo ao espírito coletivo.

Nas reuniões dos condôminos, um assunto está sempre em pauta: como melhorar as dependências e, ainda, como garantir a segurança. Um condomínio é uma ‘propriedade comum’, ou seja, usufruída por mais de um morador. Por isso, qualquer decisão exige uma assembléia geral, onde todas as ações são decididas em conjunto e, em caso de pagamentos extras, rateadas por todos na cobrança mensal de manutenção.

Morar em condomínios exige mais do que uma socialização com vizinhos - determina também uma participação ativa nas decisões referentes à manutenção, reformas, entre outras precauções necessárias. O síndico é uma figura fundamental neste processo todo, porém, nem todos os moradores almejam esta função, mas, felizmente, sempre há assuma o desafio.

“A experiência é gratificante, pois me permite fazer amizades e conhecer pessoas extraordinárias, e ajudar a estimular o espírito coletivo. Você para de pensar no ‘seu’ e passa a pensar no ‘nosso’. Para mim, antes de mudar o mundo, me propus a resolver os problemas de minha casa, pois são pequenos gestos que tornam a vida melhor. Eu vejo o cargo como uma atividade voluntária, de ajuda ao próximo”, destaca Adalmir Carvalho Monteiro, advogado e síndico do Residencial Imperatriz (São Paulo, SP) há oito anos.

Por causa da insatisfação de muitos moradores, o Residencial Imperatriz passou por um processo de modernização e reforço da segurança. “Acreditávamos que o prédio tinha grande potencial de melhorar, e que as mudanças iriam gerar uma valorização do condomínio, pois a região onde fica, em São Paulo, está se expandindo com rapidez e atraindo novos empreendimentos de alto padrão”.

Monteiro conta que após a aprovação do rateio em reunião, foi reformado o hall do prédio, o salão de festas, a área da piscina, espaço de lazer, e criado um ambiente para as brincadeiras das crianças.

“Modificamos a frente do prédio, colocamos sensores nas escadas, instalamos câmeras, cercas elétricas, controle remoto com a identificação do morador e monitoramento à distância, entre outras obras. Com isso, valorizamos o imóvel em 400%, trazendo mais segurança e mais opção de lazer para os moradores”, acrescenta o síndico do Residencial Imperatriz.

Terceirização – Continuando a listar o que julga importante para valorizar o patrimônio comum e para promover a segurança e a qualidade de vida em condomínio, Monteiro conta que os moradores no Residencial Imperatriz optaram por terceirizar os serviços de portaria, zeladoria e limpeza.

“A terceirização garante aos condôminos mais tranqüilidade. Não precisamos ficar nos preocupando com as ausências dos funcionários, pois, na falta, haverá um substituto com qualidade. Além disso, não temos que nos preocupar com encargos trabalhistas, recrutamentos e contratações. Isso também permite ao síndico exercer sua profissão com calma, sabendo que as rotinas do prédio estão sendo realizadas com qualidade”, afirma Monteiro.

No caso do Residencial Imperatriz, a terceirizada é a GS, e Monteiro explica o porque da escolha. “Nosso condomínio contratou os serviços terceirizados da GS porque preferimos trabalhar com funcionários devidamente treinados, capacitados a atitudes reais, no que diz respeito à segurança”, afirma.
O síndico diz que a preocupação foi causada pelas estatísticas, segundo as quais, comenta, na maioria dos assaltos a condomínios há vazamento de informações, que facilitam a entrada de assaltantes.

O especialista em condomínios Jorge T. Margueiro, da GS Terceirização, diz que, além de ter suas referências profissionais pesquisadas, o candidato a funcionário de um condomínio deve ter avaliada a sua vida social, e possuir treinamento preparatório, com testes situacionais que avaliem a sua aptidão profissional para o cargo.

“Em residenciais circulam muitos visitantes diariamente, por isso é necessário que os prestadores de serviços e porteiros sejam de confiança, já que, com o trabalho diário, acabam possuindo informações da rotina, dos hábitos e da condição financeira dos usuários e moradores”, defende o especialista.

Segundo Monteiro, contratar uma terceirizada não significa reduzir a atenção e a responsabilidade com a rotina do condomínio. “É necessário cobrar da empresa terceirizada treinamentos constantes, o que aumenta a segurança do prédio. Ao síndico cabe fazer tal cobrança, e à terceirizada cabe apresentar as provas de que tal ocorre. Essa é a relação entre nosso condomínio e empresa que contratamos como terceirizada, numa prática que vem surtindo ótimos resultados”, finaliza o síndico do Condomínio Residencial Imperatriz, em São Paulo, advogado Adalmir Carvalho Monteiro.
 

—————

Voltar